Posto de Saúde do Fátima atenderá até ás 19 horas

É a segunda unidade que passa a funcionar até às 19h; A UBS Jardim Osasco, também possui horário estendido desde o dia 02 de março

A partir desta segunda-feira, 18, a Unidade Básica de Saúde Fátima passa a ter horário estendido em Colombo. O equipamento público permanecerá com as portas abertas das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A Prefeita Beti Pavin, juntamente com o vice-prefeito Sergio Pinheiro e do Secretário de Saúde Dr. Antoninho Barth, acompanhou a iniciativa e ressaltou a importância de e ampliar o horário de funcionamento dos atendimentos a população, principalmente, neste momento de pandemia.

“Nossa intenção é otimizar o processo de trabalho dentro das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Além de combater este inimigo invisível – o COVID-19. Assim apenas os casos mais graves chegarão ao Pronto Atendimento Alto Maracanã”, disse a Prefeita. Vale lembrar, que a Unidade Básica de Saúde Jardim Osasco, localizada na rua Prefeito Pio Alberti, nº 1037 – também possui horário estendido desde o dia 02 de março.

Para o vice-prefeito o novo horário pretende alcançar os pacientes que apresentam quadros clínicos não urgentes e os cidadãos que não têm disponibilidade para consultas durante o dia. “Estamos facilitando o acesso ao Sistema Único e Saúde, neste momento difícil que estamos vivendo”, ressaltou.

Além do acolhimento, a UBS Fátima disponibiliza os serviços de consultas médicas e de enfermagem, a entrega do cartão do SUS, aferição de pressão arterial e testes rápidos, preventivos, curativos, distribuição de preservativos e atividades educativas. “Em breve, quando esta pandemia passar voltaremos com as consultas e procedimentos odontológicos”, informou o secretário

Consultas odontológicas

Os pacientes odontológicos em situação de urgência e emergência devem buscar, inicialmente, a Unidade Básica de Saúde da sua região para uma triagem. Nesta situação, o paciente será acolhido pela equipe médica e medicado. Caso as dores persistam, será feita uma nova triagem e o cidadão será encaminhado, por meio da Unidade de Saúde, para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Alto Maracanã.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, essa é uma forma encontrada para prevenir o risco de contaminação cruzada, de paciente para paciente. “Lembrando que as pessoas só devem procurar a Unidade de Saúde em casos de muita dor. E por isso preparamos o CEO com equipe e equipamentos para atender essas pessoas, no qual será feito rotações nas salas, evitando uma possível contaminação e aglomeração”, explica.

Serviço

UBS Fátima

Local: R. Manoel Ribas, 847-881 esquina com a Rua São João Batista, 785-879 – no bairro Fatima

Horário: 07h às 19h – segunda a sexta-feira

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC

Postar um comentário

0 Comentários