Colombo é uma das 6 cidades do Brasil com mais de 200 mil habitantes sem mortes por Coronavírus


Os municípios são Chapecó (SC), Colombo (PR), Ipatinga (MG), Pelotas (RS), Ponta Grossa (PR) e Ribeirão das Neves (MG). Todas adotaram medidas de distanciamento social, mas ao menos quatro delas já flexibilizaram as regras.


Apenas 6 cidades dentre 154 com mais de 200 mil habitantes no país não registraram mortes pelo novo coronavírus até esta sexta-feira (15). São elas: Chapecó (SC), Colombo (PR), Ipatinga (MG), Pelotas (RS), Ponta Grossa (PR) e Ribeirão das Neves (MG).

A Covid-19 já se espalha por 2.964 das 5.570 cidades brasileiras e matou mais de 14 mil pessoas em pelo menos 1.086 delas. Mas a maior concentração da doença ainda está nos municípios maiores: 73% dos casos e 78% das mortes foram confirmados onde vivem mais de 200 mil cidadãos.

Como em todo o Brasil, os números de casos da Covid-19 têm avançado nos municípios que ainda não tiveram mortes - e pode ser ainda maior do que os já registrados, em razão da falta de ampla testagem.

Em Pelotas, cidade da universidade federal que tem feito a maior pesquisa do país sobre prevalência da Covid-19 na população, foram testadas ao todo 2,3 mil pessoas, sendo 1,5 mil em razão do estudo. No momento, os pesquisadores consideram que, para cada caso confirmado, há outros nove de Covid no Rio Grande do Sul.

Mesmo considerando a possível subnotificação de casos, com exceção de Colombo, as cidades retratadas nesta reportagem não registraram até agora enterros acima da média. E os hospitais não estão perto da lotação. Em comum, esses municípios adotaram medidas de distanciamento social. No entanto, ao menos quatro deles já começaram a relaxar as medidas.
Cidades grandes sem mortes por Covid-19
CidadeCasos até 15/5MortesTestes feitosMedidas de distanciamento social
Chapecó (SC)44601.436Suspendeu aula e fechou o comércio não essencial, mas reabriu depois de um mês
Colombo (PR)340304Suspendeu aulas e eventos e reduziu horário de funcionamento do comércio
Ipatinga (MG)270924 (PCR)Suspendeu aulas e eventos e reduziu horário de funcionamento do comércio. Semanas depois, permitiu a reabertura de shoppings, mas foi impedida pela Justiça
Pelotas (RS)3502.300Suspendeu aulas e eventos e reduziu horário de funcionamento do comércio
Ponta Grossa (PR)270307Suspendeu aulas e eventos. Reduziu horário de funcionamento do comércio e criou um rodízio - cada dia semana um grupo de lojas pode abrir
Ribeirão das Neves (MG)220406Medidas para evitar aglomerações e obrigatoriedade no uso de máscaras. Há mais de 20 dias permitiu a reabertura do comércio
Colombo (PR) - 28 casos
A cidade paranaense de Colombo tem poucos casos confirmados de Covid-19, mas registrou alta de 68% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De janeiro a abril de 2019, houve 16 mortes por SRAG, e no mesmo período de 2020, foram 27.
Foram adotadas medidas de distanciamento social, como cancelamento de eventos e fechamento de escolas e parques. O comércio continuou funcionando, mas em horário reduzido (das 10h às 16h durante a semana), e os clientes são orientados a manter distância de 1,5 metro. O uso de máscara é obrigatório em espaços públicos da cidade desde 23 de abril.

Postar um comentário

0 Comentários