Ultimas Notícias

Prefeita Beti manda contratar 37 médicos imediatamente para conter e evitar coronavírus em Colombo

Entre as medidas tomadas, está a contratação imediata de 37 novos médicos

Já está em andamento os trabalhos determinados pelo Comitê de Contingenciamento de Colombo sobre o COVID-19, uma das reuniões aconteceu na tarde desta sexta-feira, 13, no gabinete da Prefeita Beti Pavin. As ações consistem em orientar os setores sobre o vírus e a melhor forma de informar e acolher a população quanto aos cuidados e atendimento.
Entre as medidas tomadas, está a contratação imediata de 37 novos médicos para ampliar a rede de proteção e atenção básica do município que estão preparadas e aptas para o acolhimento, triagem e identificação dos sintomas do Coronavírus-Covid-19.
“Estamos com o Comitê de Acompanhamento Permanente para tomada de providências, cuidado e preocupação com a população do nosso município quanto as questões do COVID-19. A secretaria de Educação com a direção, professores e crianças como multiplicadores das informações junto as suas famílias”, explicou Beti.
Ela acrescentou que, “a secretaria de Saúde já está com orientações e capacitações com as equipes para acolher e encaminhar a população em todas as unidades de saúde. Na Assistência Social os profissionais já estão informados e terão uma capacitação bem específica nesta segunda-feira, 16”, informou a prefeita.
Presente na reunião, o secretário de Saúde, o médico Antoninho Barth, destacou que, “estamos atentos a todas as novas informações e medidas encaminhadas através da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. O importante neste momento é lavar bem as mãos, passar álcool gel e ventilar os ambientes.” O dr. Antoninho aproveitou para lembrar o horário estendido da Unidade de Saúde do Osasco, das 7 às 19h.
A secretária de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin explicou que com os alunos da rede municipal o trabalho está sendo feito de forma educativa e lúdica. “Estamos com nossas equipes pedagógicas em contato direto com a equipe da secretaria de Saúde para desenvolvermos materiais e atividades práticas e didáticas junto às nossas crianças.”
Para a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, que trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social, estas demandas e ações convergem para zelar pelo bem estar de todos. “Temos os nossos centros de convivência que atendem e realizam atividades para os idosos, que são o público alvo deste vírus, por isso, este contingenciamento é extremamente importante”, disse.
COVID-19
O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o contágio
– Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
– Cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir
– Evite aglomerações se estiver doente
– Mantenha os ambientes bem ventilados
– Não compartilhe objetos pessoais

Nenhum comentário