Ultimas Notícias

Alerta: Vacina contra o Sarampo está disponível em Colombo



As atividades de prevenção e orientações acontecem em todas as 25 UBS


A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde orienta os colombenses que não sabem se possuem imunização contra o sarampo procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Colombo – de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h45. Isso deve-se aos casos suspeitos da doença terem sido registrados nas últimas semanas.
De acordo com o Secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth as atividades de prevenção e orientações acontecem em todas as UBS. “Mesmo quem já tomou a vacina e não tiver o comprovante vacinal, precisa tomar de novo, para intensificar o esquema de proteção”, ressalta Dr. Antoninho. As vacinas podem ser realizadas nas 25 Unidades Básicas de Saúde.
Devem se vacinar crianças a partir dos seis meses de vida até 29 anos de idade com duas doses de vacina de sarampo. E adultos entre 30 e 49 anos de idade, sem comprovação da dose. Nesta faixa etária é necessária pelo menos uma dose de vacina tríplice viral (SCR) que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Além dos profissionais da saúde e viajantes.
Vale ressaltar, que gestantes, crianças menores de 6 meses, imunodeprimidos ou pacientes que atualmente fazem tratamento com corticoide acima de 2ml por dia, não podem tomar a vacina.
Sarampo
Sarampo é uma doença infecciosa, que pode ser transmitida pela tosse, espirro, fala ou respirar próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre, tosse e manchas avermelhadas no corpo. A maneira mais eficaz de prevenção é através da vacina.

Nenhum comentário