Ultimas Notícias

Projeto Águias da Bola ajuda crianças e adolescentes carentes a mudar de vida


Foi pensando em melhorar a vida de crianças e adolescentes que o projeto Formando Cidadão – Águias da bola foi criado oferecendo ferramentas para auxiliar na transformação do caráter dos baixinhos. Na tentativa de evitar que esses jovens se envolvam no mundo do crime e das drogas a ação é exclusivamente voltada às crianças carentes das comunidades. E não é que já teve até revelações no futebol através deste trabalho? E agora, o Águias da bola está prestes a chegar ao exterior.
            
Iniciado na cidade de Curitiba em 17 de janeiro de 2008, Sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, o Águias da Bola tem como objetivo proporcionar atividades esportivas, educacional e recreativa para crianças de 6 a 18 anos (Conforme Art. 2 do Estatuto da Criança e do Adolescente). Denominado como “Formando Cidadão”, a associação conta com 160 voluntários espalhados por 15 cidades, totalizando 25 sedes. Os alunos dos projetos formam uma grande equipe que totaliza cerca de 1.400 matriculados.
            
Nelson Santos, fundador e diretor da associação, comemora o sucesso do projeto que estão espalhadas entre as cidades de Almirante Tamandaré, Araucária, Boqueirão, Colombo, Pinhais, Piraquara, Fazendinha, Sítio Cercado, Cajuru, Campo Largo, Campo Magro, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Telêmaco Borba, levando uma esperança e oportunidade para os futuros jovens.

Futebol



  
         Com campeonatos internos entre os próprios alunos, Nelson ressalta que a ideia sempre foi formar cidadãos. “Temos meninos em vários clubes categoria de base. Contudo nosso foco nunca foi formar atletas, mas sim cidadão. Hoje temos advogado e professores que saíram do projeto. Mas é inevitável que atletas venham a sair do projeto, como não visamos lucro não damos ênfase”, comenta.

O fundador ainda fala sobre uma escola de futebol no futuro. “Neste momento estamos viabilizando de ter nossa escolinha oficial de futebol para estes casos que serão inevitáveis, esta escolinha de alguma forma irá suprir nossas necessidades”, completa.

Até na Seleção Brasileira


Já sabemos que a educação pode transformar o mundo, mas Nelson não contava que descobriria talentos dentro de seu projeto. De acordo com o diretor e fundador, vários clubes acabaram se interessando pelo talento das crianças. “Temos meninos em vários clubes categoria de base. Caso de sucesso é nossa atleta Alessandra que joga no sub 18 do Palmeiras e atua no profissional feminino do Palmeiras. Ela já atuou na seleção brasileira sub 17. Nossa promessa no momento”, diz Nelson.

Exterior


            Além das sedes regionais na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o fundador e diretor explica que o Águias da Bola poderá chegar para fora do país, como Bogotá (Colômbia), Madri (Espanha) e China. “Sim temos está expansão no exterior. São três voluntários que lideravam as cidades deles aqui e tiveram que ir para exterior. Como o projeto está no coração deles estamos conversando e monitorando estes três voluntários e no tempo certo vai acontecer, é um desejo de cada um deles”, explica.


Pedido de ajuda


     Nelson tem o sonho de chegar cada vez mais longe, mas para isso ele precisa de ajuda. Hoje, o Formando Cidadãos conta com colaboradores na parte operacional e financeira, além de alguns microempresários que auxiliam com lanches, como panificadoras. Mesmo sendo uma associação, os gastos aparecem como toda empresa normal. “Temos custos administrativos como nosso escritório e taxas de conselho Educação Física, contabilidade e etc. Nossos custos administrativos giram em torno de 1.600 reais fixos ao mês. Custos operacionais com o projeto chega próximo aos 50 mil mensais”, explica Nelson.

Toda ajuda é bem vinda! E para quem deseja ser um colaborador do Formando Cidadãos – Águias da Bola poderá contribuir com materiais esportivos, doação de alimentos como lanches em geral, medalhas e troféus para campeonatos internos, uniformes (jogos de camisas), transporte e locais para fazer o projeto. Além desses materiais, eles esperam contar com parcerias de profissionais na área de Educação Física, Contabilidade, Direito e Administração e Marketing para fortalecer o projeto.

Saiba como visitar ou contribuir

Endereço Sede: Rua Sen. Gaspar Velloso 29 Boa Vista, Curitiba, PR
Fone: (55) 041- 3434-44 77
WhatsApp: (55) 041- 99631-0840
Atendimento: 09h às 12h – 14h às 17h
Gostaria de fazer uma contribuição?

Realize um depósito de qualquer valor em nossa conta. Você estará ajudando centenas de crianças e adolescentes com a sua doação.

Caixa Econômica Federal
Ag 3557 | Op 013 | CC 96716





Por Rodrigo Guilherme

Nenhum comentário