A importância da Fisioterapia na terceira idade



Atualmente, podemos observar um cenário com grande aumento da população de idosos no Brasil e, segundo estatística esse público irá aumentar significantemente nos próximos anos.

Com o avanço da idade, esses indivíduos costumam ter várias alterações funcionais devido a sua vulnerabilidade, dentre elas estão o acometimento dos padrões posturais e também de equilíbrio o que acaba acarretando em quedas, gerando assim então uma dependência funcional com cuidados redobrados. 

A fisioterapia vem promovendo saúde em várias etapas da vida, tanto na reabilitação quanto na promoção à saúde. 

Especialmente com esse público, enfatiza-se a importância do acompanhamento desse profissional junto ao seu processo de senescência, proporcionando um envelhecimento saudável e digno.

Por isso, a procura por fisioterapeutas  muito importante, pois com um programa de exercícios é possível proporcionar um condicionamento físico geral e reeducação para lidar com as atividades diárias, prevenindo as quedas e debilidades funcionais.

Portanto, a ação do fisioterapeuta juntamente com outros profissionais da saúde, tem de melhorar a qualidade de vida na terceira idade, Estas atividades possibilitarão a redução doas aspectos negativos associados ao envelhecimento, melhorando a flexibilidade, coordenação, capacidade funcional, concentração, postura, além de tudo, ainda aumentando a autoestima, melhorando a qualidade do sono e trazendo benefícios a saúde como a diminuição no uso de medicamentos. 

* Nota informativa, elaborada na disciplina de Fisioterapia Esportiva da Faculdade Dom Bosco, orientada pela Professora Natalia Moreira.

Autores: Edla Pereira; Ligea Higa; Monielly Rosa; Simone Nascimento; Natália Boneti Moreira


Postar um comentário

0 Comentários